As ondas de Profissionalização e Transformação chegam ao Agronegócio
A RCE IT participa de um estudo sobre as ondas de profissionalização do agronegócio brasileiro, onde dados e fatores importantes foram apontados. Não é de hoje que o segmento agropecuário busca modernidade, mas nos últimos anos a aceleração foi significativamente maior.
Sou do tempo em que a modernidade do setor restringia-se apenas a alguma questão tecnológica como uma etiqueta de RFID na orelha do boi para a geração da cadeia de procedência do gado. Mas como em todo o setor, a evolução chega para todos.
Um estudo apontou que quatro ondas de profissionalização reordenavam o agronegócio com o intuito de atender os novos tempos. A primeira onda é a repaginação da inserção de tecnologias aplicadas, aonde há novas soluções como IoT (sensorização agropecuária com transmissão em tempo real para bases analíticas possibilitando a tomada de decisão), tecnologias de monitoramento e comunicação em tempo real. Estas tecnologias suportam o monitoramento em tempo real, como por exemplo, análises de solo e clima, bem como CFTV monitorando propriedades no combate ao abigeato.
A segunda onda versava sobre a melhor forma e resultado da comercialização de produtos, beneficiados ou em natura. Sendo este o resultado da melhor integração das demais ondas.
Já a terceira onda, a gestão, chegava devido à necessidade de melhorias administrativas e controles da cadeia produtiva, onde softwares de gestão, ERPs voltados ao segmento provêm melhores controles administrativos.
A quarta onda vem de forma estratégica contribuir de maneira decisiva para a sustentabilidade, continuidade e longevidade do negócio. A necessidade da instituição de práticas efetivas de Governança Corporativa e Familiar vem melhorar o ambiente decisório de forma profissional apartando os riscos de conflitos de interesse, em um ambiente de competição global acirrada, onde tais conflitos e questões sucessórias de patrimônio são dificuldades que vão além da porteira e envolvendo os setores público e privado.
Podemos dizer que isto já existia de alguma forma em algum empreendimento do setor, mas nunca em escala mais democrática. A Governança não se restringe a questões preliminarmente envolvidas em conflitos e sucessão, trata-se de uma visão estratégica, onde suas práticas integram todas as demais ondas citadas. E dois exemplos antagônicos apontam este cenário.
O primeiro refere-se aos fatos e acontecimentos das operações carne fraca e leite compensado onde houve falhas ou inexistência da terceira e da quarta onda em sua essência, gestão e principalmente governança.
Já o segundo e positivo fator é o tema “Governança (Sucessão), gestão e tecnologia, é o campo do futuro e em transformação”, o grande tema do 5º. Foro de Agricultura De America Del Sur a realizar-se em 24 e 25 de agosto de 2017, abordando dentre outras, questões tais como:
- Sucessão, Gestão e Tecnologia: O Campo do Futuro e em Transformação;
- Agritech & Startups: A Revolução Tecnológica chega ao Campo;
- Gestão e Sucessão: Do Campo ao Mercado, o Desafio da Governança;
- Mercado Internacional: Desafios e Oportunidades à Exportação.
A positividade deste fator reside exatamente no fato de que o campo também acena de forma positiva para a inserção na nova ordem mundial, onde não existe mais espaço para amadorismos e práticas indevidas e irresponsáveis, mas sim o protagonismo da profissionalização e suas devidas ondas.
Os profissionais da RCE IT estão prontos para auxiliar nas questões que envolvam a primeira, terceira e quarta ondas através de nosso corpo funcional qualificado e orientado, e portfólio de produtos e serviços consultivos, objetivando assim melhores resultados.
Matriz POA – RS: (51) 3086-9600
Filial São Paulo – SP: (11) 3588-1500
Rio de Janeiro – RJ: (21) 2018-0098
Belo Horizonte – MG: (31) 3197-0851
Site: www.rceit.com.br E-mail: contato@rceit.com.br
Vladimir B. Bidniuk – Executivo de Negócios na RCE IT, Advisoring em GRC, Governança Corporativa e Digital.