Skype For Business como Solução de Telefonia?
No Brasil e no mundo, a Microsoft vendeu licenças de “Skype for Business” suficientes para se tornar um dos três principais fornecedores no mercado global de Unified Communications (UC). Agora, como parte do pacote Office 365, o Skype for Business híbrido, também chamado de Cloud PBX, impulsionará a integração com aplicativos de produtividade como o Microsoft Office, que por sua vez acelerará a adoção do Skype for Business como plataforma de voz corporativa.
No entanto, as empresas ainda percebem barreiras à transição para uma solução de UC hospedada, incluindo o que fazer com a infraestrutura de PBX existente e o acesso à rede de telefonia legada. Simplesmente não faz muito sentido manter uma solução que é totalmente depreciável, especialmente se ela está tecnologicamente ultrapassada.
O capital é uma mercadoria preciosa e as empresas fazem o que podem para alavancar os ativos existentes. Elas querem uma plataforma que acompanhe o seu ritmo, minimizando quaisquer despesas iniciais para a migração. A Microsoft está ciente disso e demonstrou seu interesse em atender a demanda com o lançamento do Cloud Connector Edition – o CCE.
MAS AFINAL O QUE É O MICROSOFT CCE??
O Microsoft Cloud Connector Edition (CCE) é um software que permite essencialmente que as empresas aproveitem a conectividade com a estrutura de telefonia atual para o uso com o Office 365. Este software vem como um conjunto de 4 maquinas virtuais destinadas a um servidor de mercado executando Windows Server 2012 R2, com licenças suficientes para atender essas máquinas virtuais no Hiper-V. Elas permitem que os usuários façam e recebam chamadas via Skype através da conexão PSTN local e conduzam chamadas dentro do escritório com as extensões de PBX local – até 500 chamadas concorrentes se o servidor atender a requisitos específicos.
“A boa notícia é que as empresas conseguem preservar seu investimento com infraestrutura existente.”
A notícia não tão boa assim é que a instalação deste ambiente com 4 servidores é bastante complexa e exige a inclusão de outras soluções de mercado como SBC (Session Border Controller) e recursos avançados de servidores, além de contratar um serviço com conhecimento especializado. Estima-se algo em torno de 11 horas para se obter o CCE ativo.
Como sugestão para resolver essa complexidade, a RCE IT leva aos seus clientes a nova solução do fabricante Sonus chamada de Sonus Cloud Link, que integra o Microsoft CCE diretamente dentro do SBC. Trata-se de apenas um hardware com o conceito “all in one” que é fácil de instalar e reduz bastante o custo total de propriedade (TCO). Estamos falando de uma redução de 90% do tempo de instalação para suportar ate 500 chamadas simultâneas em um único sistema.
A Sonus é um fabricante de soluções para comunicação em nuvem e oferece aos seus clientes um portfólio confiável e premiado para que as empresas possam de forma segura, priorizar as comunicações em tempo real, agregando valor aos recursos de comunicações.
Em complemento aos projetos acima com Office 365, a RCE IT oferece aos seus clientes todo o portfólio Polycom, incluindo uma nova linha de soluções de salas desenvolvidas especialmente para o Skype for Business, que proporciona a simplicidade do “plug-and-play” em uma variedade de configurações para atender as necessidades de empresas de todos os portes e de salas de qualquer tamanho. Clique aqui para saber mais sobre essa integração.
Saiba mais sobre soluções de comunicações unificadas e integrações com Microsoft entrando em contato com a RCE IT.