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Como deve ser escolhido o Fornecedor de Comunicação em Nuvem

Como deve ser escolhido o Fornecedor de Comunicação em Nuvem

Como escolher o fornecedor de Comunicação em nuvem é um assunto muito comentado e muitas vezes questionado pelas empresas cuja administração é mais conservadora. Com o avanço das tecnologias baseadas em aplicativos e soluções que dependem de recursos disponíveis em nuvem, porque não adotar uma solução que substitui o seu sistema de telefonia, incluindo comunicações unificadas?

Entre os principais benefícios das soluções ofertadas hoje no mercado, temos:

  • A redução de custos com administração dos usuários;
  • A redução de custos com infraestrutura, espaço, refrigeração e energia elétrica;
  • A padronização das facilidades e aplicações para os usuários;
  • A redução de custos com manutenção de hardware, atualizações e ampliações temporárias ou desnecessárias;
  • Despreocupação em relação a escalabilidade de sistemas isolados, pois essa responsabilidade é do prestador de serviços RCE IT;
  • Melhor gestão do ambiente e usuários de acordo com a demanda;
  • Recursos de mobilidade.

comunicação em nuvem

As necessidades das empresas não são exatamente iguais e, portanto é preciso analisar cada caso em particular, desenhando uma solução de Comunicação como Serviço (CaaS) que cumpra com a sua promessa, trazendo os benefícios reais de forma efetiva e acompanhada.

É comum vermos campanhas e divulgações de empresas que fornecem soluções aparentemente iguais, mas antes de contratar, é importantíssimo entender como o serviço é executado e quais os requisitos necessários para a implantação do ambiente sem traumas ou “dores de cabeça”. A mesma análise deve ser feita sobre a própria estrutura de nuvem, sua recursividade/disponibilidade, certificações tecnológicas e normativas.

 

Há alguma vantagem em contratar esses serviços através de operadoras de telecomunicações?

 

Unir o serviço de comunicação em nuvem com o contrato de tráfego de voz/dados pode aparentemente ser vantajoso na negociação, mas pode também trazer dores de cabeça com a qualidade dos serviços. Isso se deve a má qualidade de atendimento ao cliente e da infraestrutura nacional para entregar comunicações através de VoIP.

Na grande maioria dos casos, aconselhamos a contratação de serviços de comunicação separadamente dos links de operadoras. Isso traz maior flexibilidade ao cliente, pois poderá usar mais de uma operadora (redundância) e opções de mudança sempre que julgar necessário, por mau atendimento ou negociação, sem a necessidade de grandes mudanças no ambiente de trabalho. negócio.

 

Quais as vantagens do Call Center / Contact Center em nuvem?

Em soluções que envolvem as aplicações de call center / Contact Center, é importante que sejam analisados os requisitos da “área de negócios” envolvida, além de analisar criteriosamente a necessidade de contingência do ambiente em casos de perda da comunicação entre a atendente e o sistema. Esse debate é mais longo e deixaremos para outro post, mas vale frisar que existem variáveis que devem ser cuidadosamente analisadas, tais como redundância do sistema e perda de estatísticas no caso de falha.

Como devo escolher meu fornecedor?

 

Para escolher o prestador de serviços de comunicação em nuvem, aconselhamos a verificar detalhes importantes como:

 

  1. Links de dados – Há necessidade redimensionamento da rede ou custos adicionais não previstos?
  2. Contingência local – Se perder a comunicação com a nuvem, fico sem comunicação de voz? Essa necessidade é importante para o negócio?
  3. Integração com o ambiente – Preciso colocar meus equipamentos no lixo e trocar tudo ou posso aproveitar o legado, protegendo investimentos anteriores e integrando novos recursos?
  4. Funcionamento da solução – Como o serviço vai impactar na infraestrutura de rede? Quais as variáveis que devem ser consideradas? Quais devem ser as preocupações com a segurança do ambiente?
  5. Solicitar os níveis certificatórios e normativos, de governança e disponibilidade da estrutura de nuvem do provedor do serviço e seu nível desejável. E nestas questões a RCE IT pode auxiliar com sua consultoria de forma consistente.

 

A RCE IT oferece aos seus clientes um serviço de consultoria que pode analisar o ambiente, qualificar as necessidades e definir os requisitos técnicos e comerciais que a solução em nuvem deve atender. Com o objetivo de estabelecer uma parceria duradoura, coloca também todo o seu portfolio de equipamentos e serviços à disposição para que o cliente se preocupe apenas com o seu negócio.