Cadastre-se para receber nosso informativo:





Últimas Notícias

 

Cyber Security mais que um desafio de TI, uma questão de Gerenciamento de Riscos Corporativos

Cyber Security mais que um desafio de TI, uma questão de Gerenciamento de Riscos Corporativos

Determined and goal oriented . Mixed mediaNeste artigo gostaria de abordar um ponto específico sobre segurança cibernética o qual reputo de extrema importância e relevância no que tange a proteção de um dos mais importantes ativos corporativos, que é a informação, íntegra, acessível, confiável e disponível.

Durante bom tempo o mercado e o mundo dos negócios entenderam que a segurança da informação era uma questão apenas da área de TI, tempos românticos em que os ataques eram apenas direcionados a algumas plataformas segregadas na área de TI. Entretanto hoje o cenário mudou assim como o ambiente de negócios, altamente impactados pela profunda e acelerada transformação digital, que vem mudando dramaticamente os contextos sócio econômicos.

Em um dos painéis no Security Leader 2016 em Porto Alegre, maior evento brasileiro de Segurança da Informação, debati exatamente esta questão, ou seja, “ a segurança cibernética não é mais um desafio de TI, e sim uma questão séria de Gerenciamento de Riscos Corporativos em escala crescente”. E se assim é, passa a ser papel e responsabilidade de diferentes extratos corporativos, não estando mais relegada à funções apenas de CIOs e CSOs, que continuam com  papeis importante neste contexto.

Tenho a firme crença, ser a segurança cibernética uma questão que vai além dos specs de soluções específicas, passando por processos, normas e regulações, devendo fazer parte das agendas corporativas de responsabilidades tanto da gestão como da governança. Apesar do Brasil ainda ter baixa maturidade neste campo, lá fora faz parte de agendas do NACD e NYSE dentre outros.

Entendendo este cenário, a RCE IT busca tratar a segurança cibernética como um processo de governança em conformidade e normatizada, complementada com as soluções tecnológicas avançadas que compõe o seu portfólio, tendo assim o enorme prazer em poder apresentar e explorar este contexto ao mercado.

Saiba mais sobre este assunto e entre em contato com a RCE IT através dos telefones abaixo:

Matriz (POA-RS): (51) 3086.9600

Filial São Paulo – SP: (11) 3588.1500

Rio de Janeiro – RJ: (21) 2018-0098

Belo Horizonte – MG: (31) 3197-0851

Site: www.rceit.com.br  E-mail: contato@rceit.com.br

Vladimir B. Bidniuk – Executivo de Negócios na RCE IT, Advisoring em GRC, Governança Corporativa e Digital.