Cadastre-se para receber nosso informativo:





Últimas Notícias

 

CyberSecurity x IoT

Cybersecurity-next-step-cover-iamgeNos meses de Maio e Junho de 2017, temos acompanhado as notícias de diversos ataques globais do tipo ransomware. O mais famoso neste período foi o WannaCry, mas já existem outras variações rodando por aí. Estamos vivendo a era das Guerras Cibernéticas e não temos armas de destruição em massa, mas armas para sequestro de dados e cobranças abusivas como condição para devolução do que foi sequestrado.

O que vimos nos noticiários foram ataques a grandes empresas e governos, onde inclusive a solução para remediação foi de “desligar tudo e dispensar os colaboradores”. Claro, esta foi uma atitude drástica, justamente por não pensarem corretamente na segurança da informação. Esse fato serve de alerta para o que já vem sendo discutido por muitos: E a nossa segurança cibernética pessoal ??? Sim, você já parou pra pensar na segurança dentro da sua casa? Nos aparelhos IoT (Internet of Things) que você possuí?

Quer ter uma ideia melhor do que estou falando ? Então indico dois filmes que assisti recentemente:

  • Snowden – Herói ou Traidor – Trailer
  • Invasão de Privacidade – Trailer

A tecnologia vem avançando rapidamente e cada vez mais entrando em nossas casas. Hoje temos geladeiras conectadas na internet, babá eletrônicas, TV’s, aparelhos de som, iluminação automatizada na internet….e por aí vai. Agora você já pensou na segurança disso tudo? Se não pensou, então comece a pensar. Cuide da sua segurança, pois todos os seus dados pessoais estão cada vez mais expostos com todo este avanço tecnológico. A informação está cada vez mais fácil, tanto para uso do bem como para fazer coisas erradas e muitos estão se aproveitando disso. O filme Invasão de Privacidade mostra tudo que pode acontecer se você não tiver a segurança correta. Alguns podem até falar: isso é um filme de ficção, isso não existe. Existe sim, estamos muito além da ficção, é realidade. Existem pessoas hackeando aparelhos domésticos pelo simples prazer da maldade. Em um post recente que fiz no LinkedIn, justamente falando sobre o recente ataque do ramsoware Petya, teve um ótimo comentário sobre o tema:

“A grande questão é que conforme há avanços tecnológicos e um maior alcance à educação e informação, isto fica disponível à todos, bons e ruins. Hoje, tem até geladeira conectada à internet. Existem pessoas que chegam ao cúmulo de hackear babá eletrônica só por maldade, uma vez que não vai obter nenhum lucro com isso. Agora olha o tamanho do problema: hackear hospitais. E se invadirem um aparelho que sustenta a vida de alguém? Mas sabe o que pra mim é mais assustador em meio à tudo isso? Que infelizmente muitas empresas ainda enxergam segurança cibernética como custo e não investimento. E saindo um pouco do mundo corporativo, indo para a nossa vida privada mesmo, muitas pessoas, mesmo sabendo dos riscos, ainda clicam, saem clicando em links suspeitos, colocando a si e aos seus em risco. Precisamos levantar o debate sobre segurança cibernética. As pessoas precisam se informar mais e saber como se proteger.”

Se você quer se aprofundar mais no assunto, recomendo ler o material abaixo:

POETAS.IT(2016) – IoT – Uma Estratégia para o Brasil / Consolidação de uma visão unificada para orientação e proposição de políticas públicas sobre Internet das Coisas no Brasil. Disponível em: www.cesar.org.br/poetas.it/visionstatement

Algumas das mais importantes instituições brasileiras, estão preocupadas com o futuro e buscaram estruturar uma Visão Estratégica da IoT para o Brasil, tratando questões importantes inclusive sobre a segurança.

CyberSecurity não é custo e sim investimento necessário, tanto no mundo corporativo, como dentro de nossas casas. Pense nisso!!!

Alexandre Guimarães