Últimas Notícias

 

Disruptividade Tecnológica no Campo – Agronegócio 4.0

Disruptividade Tecnológica no Campo – Agronegócio 4.0

Na última edição do “Tá na Mesa” da Federasul realizado no dia 09 de agosto especialistas no agrobusiness, Francisco Turra, ex-ministro da Agricultura e presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), e Eduardo Logemann, presidente do Grupo SLC, apresentaram ótimas notícias para o nosso Estado ao afirmarem que o setor continua puxando o desenvolvimento do país, principalmente pela recuperação da safra 2016-2017 e o aumento das exportações de carne, mesmo diante da crise econômica.

 

Baseado neste cenário realmente promissor por natureza, quero neste artigo dar continuidade ao tema do último, enfatizando as 4 Ondas de Profissionalização do Agronegócio. Desta vez, quero abordar estritamente a primeira, relacionada a Tecnologia Digital a favor do campo.

O mundo vive atualmente em um cenário de revolução industrial, mas conhecido como Indústria 4.0, movimento que já se iniciou há mais de 5 anos na Alemanha, chamado de Industrie 4.0. Baseada em  tecnologias transformadoras (TIC), este termo ganhou força após ser tema principal do Fórum Econômico Mundial do ano passado, em Davos, disseminando-se para outros países, chegando ao Brasil.

 

Como preconizado pelo Gartner (um dos mais renomados institutos de pesquisas de TI) através de seu frame “Nexus of forces”, que apresentava a integração de forças tecnológicas como Information (Analytics + IoT + Machine Leraning), Cloud Computing, Mobile e Social, torna-se uma realidade bem mais presente em segmentos diversos, incluindo o agronegócio. Esse avanço de tecnologias conhecidas também como disruptivas, tem como objetivo aumentar a produtividade por meio de novos dispositivos e possuem capacidade ou inteligência de obterem e transmitirem dados, analisa-los e obterem informações para que sejam tomadas as devidas ações.

 

A adequação destas tecnologias ao campo permite o que podemos chamar de  agricultura de precisão, pois faz uso de uma base analítica com comunicação remota, como por exemplo o IoT onde sensores  que colaboram para melhoria de produtividade através de tomadas de decisão em tempo real, salientado a integração de toda a cadeia produtiva.

 

Para que seja implantada toda essa tecnologia no campo, é necessário que o produtor busque um parceiro tecnológico que venha a compor a solução perfeita e customizada para o seu negócio, afim de aumentar a produção através da coleta de dados e controle.

 

A RCE IT possui uma equipe especializada na infraestrutura necessária para suportar essas tecnologias e compõe uma solução completa para os seus clientes, através de parceiros especializados em plataformas de coleta e processamento de informações, analytics e camada de apresentação (mobile). Contate-nos para uma conversa sem compromisso!

 

Veja também: As ondas de Profissionalização e Transformação chegam ao Agronegócio