Cadastre-se para receber nosso informativo:





Últimas Notícias

 

O Programa de Integridade e Compliance com as Tecnologias

O Programa de Integridade e Compliance com as Tecnologias

business-1031754_1920Com certeza este é um tema muito atual e hoje é muito fácil falarmos de integridade e compliance no Brasil, pois a sua imagem está bastante danificada no cenário internacional. Não queremos aqui deter-nos na questão política ou na corrupção, isto está intensivamente veiculado em toda a mídia diariamente, inclusive neste exato momento, as mídias nacionais e internacionais divulgam ao mundo os violentos distúrbios na esplanada dos ministérios com manifestações e depredações, consequência direta da corrupção que se arrasta e se intensificou nos últimos anos envolvendo o setor.

Mas com certeza queremos focar em questões mais progressistas. Programas de integridade corporativa e compliance, em um processo de melhores práticas de Governança Corporativa, certamente são diferenciais competitivos em termos financeiros e estratégicos, outro ponto que poderemos enfatizar nas próximas postagens deste blog. O fato é que os programas de integridade demandam processos e estruturas que funcionam com maior eficiência através da integração de tecnologias específicas e adjacentes. Como tecnologias específicas, podemos salientar soluções integradas e cognitivas de GRC, tema que também podemos explorar em nova ocasião.

Em relação as tecnologias adjacentes, as quais apoiam de forma efetiva alguns dos processos e estruturas do programa integridade e compliance, podemos citar soluções de contact center e comunicação/colaboração unificada, apoiando o canal de denúncias, soluções de segurança para garantir a confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade da comunicação, soluções de storage e gravação para registrar e armazenar informações pertinentes aos processos legais e de conformidade. E ainda podemos elencar soluções de vídeo conferência ou vídeo colaboração que permitem ampliar e sistematizar o processo de comunicação corporativa do processo de compliance, pois sendo este um processo de aculturação corporativa, devemos entender se tratar de uma jornada dinâmica que necessita ser atualizada e comunicada sistematicamente.

As organizações devem perceber que investir em integridade e compliance é um diferencial competitivo e muito bom para o ambiente de negócios e sua longevidade, acima de qualquer responsabilidade ou legislação. Cada vez mais os mercados (de capitais e consumo) vêm valorizando empresas comprometidas com a integridade, que passam a ter uma vantagem competitiva frente ao mercado e critérios diferenciados no custo de capitais.

Pensar em um ambiente de negócios ético possibilitado por mecanismos de controle e conduta com processos suportados por tecnologia específicas e adjacentes possibilita a atração e retenção de investimentos que possibilitarão o diferencial no mundo  corporativo.

 “Precisamos pintar um novo mundo,…, um novo Brasil…corporativo, competitivo e social.”

Vladimir B. Bidniuk – Executivo de Negócios na RCE IT, Advisoring em GRC, Governança Corporativa e Digital.

Contate a RCE IT através dos telefones abaixo:

Matriz (POA-RS): (51) 3086.9600

Filial São Paulo – SP: (11) 3588.1500

Rio de Janeiro – RJ: (21) 2018-0098

Belo Horizonte – MG: (31) 3197-0851

Site: www.rceit.com.br  E-mail: contato@rceit.com.br