Cadastre-se para receber nosso informativo:





Últimas Notícias

 

Redes Definidas por Software (SDN)

Redes Definidas por Software (SDN)

informatique

Software Defined Networking (SDN) é um conceito que engloba vários tipos de tecnologia de rede com o objetivo de tornar a rede tão ágil e flexível como o servidor virtualizado e a infraestrutura de armazenamento do moderno datacenter. O objetivo do SDN é permitir que os profissionais de redes adaptem suas arquiteturas de forma rápida aos requisitos de mudanças dos ambientes de negócios. Em uma rede definida por software, o administrador pode moldar o tráfego de um console de controle centralizado, sem ter que atuar diretamente em cada um dos ativos de rede, ou até mesmo fornecer serviços para onde quer que sejam independentemente de quais dispositivos específicos um servidor está conectado. As principais tecnologias usadas na implementação do SDN são baseadas em separação funcional, virtualização de rede e automação através de programação.

 

Inicialmente, o SDN se concentrou exclusivamente na separação do plano de controle da rede, que toma decisões sobre como os pacotes devem fluir através da rede a partir do plano de dados da rede, que realmente transporta os pacotes de um lugar para o outro.

 

A rede definida por software usa um modo de operação que às vezes é chamado de adaptativo ou dinâmico, no qual um switch emite uma solicitação de rotas ao controlador para um pacote que não possui uma rota específica.

 

Vantagens da rede definida por software

 

O SDN oferece uma rede centralizada e programável que pode fornecer provisões dinâmicas para atender às mudanças das necessidades das empresas. Ele também oferece os seguintes benefícios:

 

1. Diretamente programável:

A rede é programável diretamente porque as funções de controle são desacopladas das funções de encaminhamento, o que permite que a rede seja configurada por ferramentas de automação proprietárias ou de código aberto, incluindo OpenStack.

 

2. Gerenciamento centralizado:

 

A inteligência de rede é logicamente centralizada em um software de controlador SDN que mantém uma visão global da rede, que aparece em aplicativos e mecanismos de política como uma única chave lógica.

 

3. Redução de OpEX (custos operacionais):

 

A SDN permite o controle algorítmico da rede de elementos de rede (como switches / roteadores de hardware ou software) que são cada vez mais programáveis, facilitando a concepção, implantação, gerenciamento e escala de redes. A capacidade de automatizar o provisionamento e a orquestração que otimiza a disponibilidade e a confiabilidade do serviço, reduzindo o tempo de gerenciamento geral e a chance de erro humano.

 

4. Fornece agilidade e flexibilidade:

 

A rede definida por software ajuda as organizações a implementar rapidamente novas aplicações, serviços e infra-estrutura para atender rapidamente as metas e objetivos comerciais em constante mudança.

 

Motivos para a implementar uma SDN

 

As mídias sociais, dispositivos móveis e computação em nuvem estão levando as redes tradicionais aos seus limites. O “cálculo” (de rede) e o armazenamento se beneficiaram de inovações incríveis em virtualização e automação, porém esses benefícios são limitados pela rede. Os administradores dessas redes podem gerar novas instâncias de computação e armazenamento em minutos, apenas para serem mantidos durante semanas por operações de rede rígidas e muitas vezes manuais.

 

A rede definida por software tem o potencial de revolucionar datacenters legados, fornecendo uma maneira flexível de controle para que ela possa funcionar mais como as versões virtualizadas de computação e armazenamento atuais.

 

Com o SDN, o administrador de rede pode alterar as regras de qualquer rede quando necessário,  priorizando ou mesmo bloqueando tipos específicos de pacotes com um nível muito grande de controle. Isso é especialmente útil em uma arquitetura multi-tenant de computação em nuvem, pois permite que o administrador gerencie as cargas de tráfego de forma flexível e eficiente.

 

Site: www.rceit.com.br  E-mail: contato@rceit.com.br

Vladimir B. Bidniuk

Executivo de Negócios na RCE IT