Últimas Notícias

 

Nexus of Forces, Digital Business: Cloud Computing

Nexus of Forces, Digital Business: Cloud Computing

Há bastante tempo escutamos o Gartner prevendo uma forte transformação dos negócios causada pela disruptividade tecnológica. Por volta de 2014 apontava para a tendência que se faz cada vez mais presente de forma acelerada, conhecida como Digital Business, tendência que se configura em mercado e empresas de forma diferente em demanda e adoção, apesar de algumas “resistências”.

Antes disso no final de 2012, por aqui o Gartner já preconizava outro conceito ou tendência, conhecido como “Nexus of Forces”, ou Nexo das Forças, hoje já estabelecido em diferentes escalas em negócios e países.

foto

De forma mais simples o “Nexus of Forces” é a convergência entre quatro forças bem conhecidas. São elas: mobile, cloud computing, social e information, esta última condensando ou agregando tecnologias e conceitos como Analytics, IoT, internet das coisas e Big data (O Grande Dado ou explosão de dados).

Falando em “cloud computing” ou computação em nuvem, notamos que nos últimos tempos houve uma crescente perda do medo ou receios na adoção desta tendência por parte do mercado, outrora receoso com as questões relacionadas à disponibilidade de acesso e segurança digital.

Cloud Computing é mais um modelo vantajoso de negócio do que propriamente uma tecnologia específica, agregando vantagens comerciais e benefícos com elasticidade, flexibilidade, proteção contra obsolescências e disponibilidades diversas.

Praticamente não existem limitações de tipos de tecnologias ou aplicações que podem ser provisionadas na modalidade de computação em nuvem, como por exemplo, Comunicações Unificadas, Contact Centers, Serviços de TEM (Telecom Expenses Management: tarifação, conciliação e auditoria de contas telefônicas e demais serviços de telecom), com ROI extremamente alto, soluções  de GRC, segurança da informação, dentre tantas outras, assim como recursos computacionais diversos, onde temos então os diferentes “as a Service”, como IaaS (Infrastructure as a Servisse), PaaS (Platform as a Service), SaaS (Software as a Services), BPaaS (Business Process as a Service) e MaaS (Metal as a Service).

A RCEiT disponibiliza às soluções de telecomunicações e Comunicações Unificadas, Contact Centers e Serviços de TEM em modalidade de cloud computing como forma de prover ao mercado os benefícios desta modalidade de negócios com redução de custos diretos e indiretos.

Com certeza o modelo de negócios ou tecnologias em cloud encontra-se em escala crescente de adoção sendo uma realidade incontestável, pois não se trata mais de “SE”, mas sim de “QUANDO” a organização irá adotar ou migrar. Trata-se de um tema ou desafio não mais da área de TI, mas também do board e áreas de negócios.

Enfim, podemos entender que a convergência das forças conhecida como Nexus of Forces, foi um passo decisivo para a Transformação Digital.

Matriz POA – RS: (51) 3086-9600

Filial São Paulo – SP: (11) 3588-1500

Rio de Janeiro – RJ: (21) 2018-0098

Belo Horizonte – MG: (31) 3197-0851

Site: www.rceit.com.br  E-mail: contato@rceit.com.br

Vladimir B. Bidniuk – Executivo de Negócios na RCE IT, Advisoring em GRC, Governança Corporativa e Digital.